A Transformação em Estância Turística

Por volta de 1976, o então Prefeito Masayuki Uono em seu segundo mandato, iniciou junto ao IBGE um levantamento das atividades artesanais do Município criando, através de um Plano Diretor, um pequeno esboço de uma exploração turística, sem qualquer contorno de programa ou projeto.

Em 1983, em seu terceiro mandato, foram elaborados estudos pela Emplasa, então ligada a Secretaria Estadual dos Negócios Metropolitanos, que buscavam viabilizar a melhoria de pontos que poderiam eventualmente tornar-se atrativo turístico.

Em 1989, através de um projeto de lei do Deputado Estadual Mauro Bragato, foi dado “start” ao processo de transformação do Município de Salesópolis em Estância Turística. No entanto, devido ao “lobby” dos municípios estâncias, que através de sua bancada estadual barravam tais processos visto que o aumento do número de estâncias faria com que a verba e os recursos financeiros destinados a ela fossem pulverizados, conseguiram o arquivamento junto a comissão própria da Assembléia.

Em 1993, o então deputado Estadual, hoje prefeito do Município de Mogi das Cruzes, Junji Abe, fez apresentação de novo projeto de lei que, após o parecer de todos os órgãos envolvidos e o apoio e empenho do próprio Governador Doutor Mário Covas, o projeto foi aprovado na Assembléia Legislativa em dezembro de dois mil e o Município transformado em Estância Turística por Lei promulgada em 19 de fevereiro de dois mil e um, pelo Governador em exercício, Doutor Geraldo Alckmin Filho.