Mudança de Denominação

Na sessão da Câmara Municipal da Vila de São José do Paraitinga do dia 08 de junho de l900, os vereadores oficiaram ao Governo Estadual solicitando alteração da denominação para “Salesópolis”.

Conforme Ata da Câmara, o pedido foi feito pelo fato de haver extravios postais entre a correspondência de São José do Paraitinga e São Luis do Paraitinga.

Desejando homenagear o então Presidente da República Dr. Manuel Ferraz de Campos Sales, os vereadores optaram pelo nome de “Salesópolis” (cidade de Sales).

A chegada de imigrantes japoneses, em 1945, trouxe grande impulso ao Município.Esses imigrantes dedicaram-se ao cultivo de diversos produtos hortifrutigranjeiros.Na atualidade, a colônia japonesa conta com 80 famílias, desenvolvendo a horticultura.

Em 1947, foi instalada em Mogi das Cruzes uma indústria siderúrgica, que promoveu a devastação das matas para produção de carvão vegetal.

Ao quase desaparecimento das matas em parte da região, seguiu, na década de 50, o reflorestamento através do plantio do eucalipto, também para a obtenção de carvão, alternativa econômica encontrada pelos dirigentes na época.

Com a instalação na região da Companhia Suzano de Papel e Celulose (em 1949) e da Indústria de Celulose de Papel Simão (em 1955) intensificou-se o reflorestamento do eucalipto para obtenção de madeira para celulose, substituindo a atividade carvoeira.

Na atualidade, um terço da área do Município está ocupada pela cultura do eucalipto.

A Reserva Florestal da Serra do Mar ocupa um terço da superfície total, e o reflorestamento de eucalipto ocupa outro terço.

A superfície restante é ocupada pelas águas das barragens Ponte Nova, pelo Rio do Campo e Rio Paraitinga (que são reservas hídricas da Grande São Paulo), pela nascente do Rio Tietê, pelas terras cultivadas na várzea e pela cidade.

Observa-se que existe escassez relativa de terras para a atividade agrícola, que se encontra pressionada pelos usos alternativos da terra.

A Lei Estadual 898 de 18/12/78 disciplina o uso do solo dos mananciais, cursos e reservatórios de água e demais recursos hídricos de interesse da Região Metropolitana da Grande São Paulo.

No Município de Salesópolis, 98% do território está inserido nessa lei, o que impede a instalação de indústrias poluentes.

Atualmente devido a crise econômica mundial a economia local que tinha suporte na extração da madeira para celulose sofreu grande impacto econômico.